quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A importância da alimentação no controle do Diabetes

                      Uma dieta apropriada é um dos pontos cardeais na terapia do diabetes
 
                     A importância da alimentação é tão importante que os médicos preferem não falar de “dieta”mas de “terapia nutricional médica para o diabetes”(dietoterapia). Quem sofre de diabetes deve se esforçar em respeitar as poucas regras que virão a seguir. Tais recomendações são aquelas indicadas também para a prevenção, para diminuir os riscos de desenvolver o diabetes e muitas outras doenças como aquelas cardiovasculares e algumas formas de tumores.
                    Diferentemente de quanto muitos acreditam, a alimentação ideal do diabético não é complexa ou restrita. Para a maioria das pessoas, a dieta é simplesmente adaptada a doença. Sabemos que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, porém existe uma ampla gama de alternativas saudáveis que o diabético pode seguir.
                    Primeiro é importante entender que o Diabetes é uma síndrome que compreeende um grupo de doenças metabólicas caracterizada de um defeito na secreção ou na ação de insulina, a presença de hiperglicemia e ao longo do tempo, o surgimento de complicações crônicas a nível de vários órgãos, em particular os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguineos.
                    A diebetes é classificada das seguintes formas:
Diabetes Tipo I – distruição das céluas beta do pâncreas com conseqüente defeito absoluto de insulina e ocorre na maioria das vezes em jovens.
Diabetes Tipo II - é caracteriazado do defeito de secreção de insulina associado a insulino-resistencia e ocorre na maioria das vezes após os 40 anos.
Diabetes Gestacional qualquer forma alterada na tolerância glicídica que surge durante a gestação.


                     Qualquer forma de diabetes pode haver a necessidade da terapia insulínica em qualquer estagio da doença. O uso de insulina em si não classifica o paciente.
Os objetivos principais da dieta para a terapia do diabetes mellitus são:
  • O controle glicêmico
  • O controle do peso corpóreo
  • O controle da lipidemia
  • A prevenção e o tratamento dos fatores de risco ou complicações ligadas a nutrição
                     A terapia dietética é muito similar nos 2 tipos de diabetes mesmo que para o diabético do tipo I será colocada maior atenção no aporte dos alimentos e em particular nos carboidratos. Para os diabéticos do tipo II, a dieta será calibrada para reduzir o peso corpóreo a níveis aceitáveis. Uma simples redução ponderal de 10% já melhora o controle metabólico, favorecendo a redução da glicemia, da pressão arterial e melhorando o quadro lipídico. Naturalmente a dieta deverá ter em conta os gostos e preferências individuais, integrando-se nps hábitos dietéticos do diabético e fornecendo uma escolha de alimentos do agrado do paciente.
                    A quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos a cada refeição, representa um dos aspectos mais importantes da dieta. A quantidade total de carboidratos em um dia deve ser em torno de 50-55% das calorias diárias dando prioridade os de baixo índice glicêmico associados a fibras (neste caso a cota de carboidratos na dieta pode chegar a 60% das calorias totais. A sacarose (açúcar de cozinha), não deve ser absolutamente superar 5% das calorias totais (max 15 gramas). Esta quantidade pode ser superada simplesmente consumindo doces ou alguns produtos confeccionados e que deve ser limitado. O aúcar deve ser substituído por adoçantes sem valor nutritivo (aprovados pela FDA) absolutamente privados de risco para o paciente.
                   ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS: aúcar, mel, produtos doces refinados e de alto conteúdo glicêmico e pilidico (biscoitos, snack, sorvetes, doces confeccionados, chocolate, frutas em calda, regrigerantes açucarados, carnes gordas, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, linguça, etc)
                  ALIMENTOS PERMITIDOS SEM RESTRIÇÃO: alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feita em casa), canela, cominho, limão, louro orégano, pimenta e vinagre. As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.
                 A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.
O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.
 
Dica Interdrogas: Para que seu controle de Diabétes fique em dia aproveite nossas promoções.
 

ACCU-CHEK ACTIVE KIT GLICEMIA

Roche



O novo Accu-Chek Active oferece um pacote de vantagens cheio de economia para o controle do seu Diabetes.-Resultados em 5 segundos; -Fácil de usar; marcadores de teste antes e depois das refeições; -Evita o desperdício das tiras; -Possibilidade de inserção de 2ª gota; -Aviso de vencimento de tira de teste; -Confirmação visual; -Possibilidade de dosagem com a tira fora do monitor.Especificações técnicas: -Tipo da amostra: sangue fresco total; -Tempo de medição: 5 segundos (com a tira de teste dentro do monitor e 10 segundos com a tira de teste fora do monitor); -Faixa de medição: 10 a 600 mg/dl; -Condições de medição: +10°C a +40°C; -Condições de Medição de Umidade Relativa do Ar: até 85% de umidade relativa do ar; Volume da Amostra de Sangue: 1- 2 µL; -Faixa do Hematócri25 - 55 % (modo dentro do monitor) e 20 - 70 % (modo fora do monitor); -Capacidade da Memória: Até 340 resultados com data e hora; -Fonte de energia: uma bateria de lítio de 3 volts (tipo CR 2032); -Desligamento automático: 2 minutos; -Codificação por meio de chip de código; -Média dos resultados dos últimos 7, 14 e 30 dias; -Média dos resultados antes e depois das refeições dos últimos 7, 14 e 30 dias; -Botão de rolagem de memória; -Marcador asterisco para testes realizados em LAT; -Opção para segunda gota de sangue em cinco segundos, caso a primeira gota não seja suficiente; -Liga e desliga automaticamente ao inserir e ejetar a tira de teste; -Aviso de vencimento de tiras; -Com a própria tira de teste é possível comparar rapidamente o resultado do teste, através de uma escala de cores impressa no frasco.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário