segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ômegas 3, 6 e 9 - Power Trio!


Os ômegas 3,6 e 9 estão em alta, graças aos benefícios que eles trazem para nós. Vamos explicar melhor como eles agem e os alimentos que são ricos em cada um.

Os ácidos graxos essenciais são gorduras boas que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, porém nosso corpo não consegue produzi-los e precisamos adquiri-los através do consumo de alimentos. Muitos alimentos são chamados funcionais justamente por oferecerem alguns desses ácidos, como os peixes, óleos e sementes de linhaça, nozes e abacates.

Um dos principais papéis do AGE ou EFA'S é ser um componente de todas as membranas celulares. Os AGEs são necessários para a formação de uns dos componentes vitais para o nosso corpo, as "Prostaglandinas ou Eicosanoides ", que são substâncias iguais aos hormônios responsáveis por uma enorme variedade de funções incluindo a regulação da pressão sanguínea, função cardíaca, resposta a alergias e inflamação, transmissões nervosas e a produção dos hormônios esteróides.

Ômega 3: Esse ácido graxo é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento de diversos órgãos. Como o corpo humano não é capaz de produzi-lo é preciso obtê-lo por meio de alimentação ou suplementação. O ômega 3 auxilia de na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL). Também possui ação anti-inflamatória e previne o entupimento dos vasos sanguíneos.
Pesquisas recentes mostraram que esse tipo de lipídeo também colabora para a saúde mental, já que ele é capaz de amenizar os efeitos do stress e estimular a memória e o humor. “O consumo do ômega 3 mantém o cérebro ativo contribuindo para desenvolver a concentração, motivação, coordenação e reação ágil”, diz ela.
A falta dessa substância causa mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de aprendizado. Ele é utilizado para aumentar a concentração, melhorar habilidades motoras, motivação, prevenir doenças degenerativas e até para reduzir o stress.
Por se tratar de uma substância com alto poder de oxidação, é recomendado que seja consumido juntamente com antioxidantes, como vitaminas C, vitamina E e selênio.
Onde encontrar: Peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta), óleos de peixe, sementes de linhaça ou óleo de linhaça.

Ômega 6: Assim como o ômega 3, esse nutriente faz parte do grupo de gorduras benéficas que cooperam em variados e importantíssimos processos bioquímicos e hormonais. “O Ômega 6 devia fazer parte da dieta de toda mulher porque está ligado diretamente na formação das células saudáveis, que deixam a pele mais bonita e no fortalecimento da fibra capilar, o que evita a quebra e reestrutura o fio dos cabelos”, explica a nutricionista.
Este ácido linoléico também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose. Ao ingerir o nutriente, os ossos ficam mais fortes e saudáveis. “Ele facilita o desenvolvimento e resistência da massa óssea, além de absorver com mais facilidade o cálcio, que é um mineral essencial para a manutenção dos ossos”.
Onde encontrar: Peixes de água quente, ovos, leite, cereais, assados, nozes, óleo de prímula, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de milho, óleo de semente de girassol ou sementes de abóbora.
Ômega 9: Já este participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Ele é fundamental para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM e menopausa. “O ômega 9 é rico de lignanas, substâncias que agem de forma semelhante ao estrógeno, um hormônio feminino, por isso, pode amenizar a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade”, afirma.
Se você quer unir o útil ao agradável e deseja perder as gordurinhas da barriga, este é o nutriente certo pra você. Os componentes presentes no ômega 9 têm propriedades capazes de facilitar a redução de medidas. “Eles reorganizam os depósitos de gorduras no organismo, impedindo que as células adiposas se concentrem na região abdominal”.
Onde encontrar: azeite de oliva, azeitona, peixes como bacalhau e tubarão, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola, óleo de sementes de uva, óleo de gergelim, óleo de girassol e óleo de palma.


Nós temos uma rotina agitada e nem sempre conseguimos seguir uma alimentação adequada. Nesse caso, existem suplementos com Omega 3, 6 e 9. São cápsulas gelatinosas, que devem ser tomadas 2 vezes ao dia, ou conforme orientação médica. Você encontra na INTERDROGA mais próxima ou pelo nosso Televendas! ;)


www.INTERDROGA.com.br

(11) 2283-1184 - Zona Norte
(11) 5521-4902 - Interlagos
(11) 4076-1767 - ABC
(11) 5579-2166 - Vila Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário